Comprar, financiar ou alugar?


O sonho de qualquer pessoa é adquirir um imóvel e as possibilidades de hoje facilitam a realização desse sonho. Mas o que é mais vantajoso?  Comprar à vista, financiar ou alugar? Questões relacionadas a finanças pessoais são polêmicas e dividem opiniões.

Alguns defendem que comprar o imóvel é melhor, outros garantem que vale mais a pena alugar. Infelizmente, qualquer pessoa que defende um ponto de vista de forma radical está cometendo um grave erro.

Não há uma opção que seja mais vantajosa ou melhor que outra quando o assunto é a compra ou o aluguel do imóvel. O que existem são algumas variáveis que devem ser muito bem analisadas, pois cada caso é um caso. O que é mais vantajoso para você pode não ser para seu vizinho. Questões como o prazo do financiamento, o valor do aluguel, a capacidade de poupança de cada indivíduo e a renda familiar são apenas alguns desses fatores.

Por isso conheça as vantagens de cada possibilidade e descubra qual se enquadra melhor em suas particularidades.


Vantagens em morar de aluguel

Para quem mora em grandes cidades, morar de aluguel pode ser uma grande vantagem em relação à economia de tempo. Pode-se alugar um imóvel próximo ao local de trabalho e deixar de perder horas no trânsito, assim se ganha qualidade de vida.

Além disso, quem mora de aluguel não precisa se preocupar com a reforma do imóvel. Caso apareça algum problema na estrutura, simplesmente se comunica a imobiliária ou proprietário.

Sendo drástico, mas realista, um imóvel nunca está livre de sofrer uma catástrofe e ser totalmente ou parcialmente destruído. Morando-se de aluguel o prejuízo é menor, não havendo perda do imóvel, somente dos móveis.

O valor do aluguel de um imóvel é algo entre 0,5 e 1% do valor dele. Pode ser vantagem investir o dinheiro, sacar parte dos rendimentos e pagar o aluguel. E ainda é possível se negociar valores menores para pagamentos semestrais ou anuais do aluguel.

Fica mais fácil aceitar uma proposta de mudança de cidade, afinal basta alugar outra casa na cidade de destino.

Vantagens em ter o próprio imóvel

O imóvel sendo seu, você pode fazer modificações tanto na estrutura física como na decoração. A personalização é feita com mais facilidade, como por exemplo, no caso de trocar paredes de lugar, derrubar, ampliar, reduzir algum cômodo. Se ele sofrer valorização e você pode querer vendê-lo com lucro.

Se você tem emprego estável e gosta da cidade e bairro onde mora é a melhor opção.

As condições de pagamento das construtoras geralmente são muito sedutoras. Na maioria das vezes o comprador paga 30% do valor do imóvel até as chaves e o resto pode financiar com algum banco, que estão com as menores taxas da história, ou quitar o valor.

Talvez uma das vantagens mais relevantes é que  a compra do imóvel  seja uma realização pessoal.

Com tantas opções no mercado, é só verificar qual se encaixa melhor às suas necessidades e expectativas e fechar negócio!

0 comentários:

Postar um comentário