Piso de madeira: sim ou não?


Em todo projeto de construção surgem dúvidas quanto aos materiais a serem utilizados, por isso aqui no blog do CasaeOferta estamos sempre esclarecendo as vantagens e desvantagens das diversas alternativas que o mercado disponibiliza.

Hoje você irá conhecer os pisos de madeira que estão divididos em uma série de produtos diferentes, sendo um deles o assoalho - réguas de madeira maciça com comprimento, espessura e larguras variáveis. Depois vem o laminado – também são réguas com 8mm de espessura, prensadas e resinadas. Em seguida o taco -  placas de madeira maciça com tamanhos variáveis. Outro modelo é o parquete - placas compostas por pequenos tacos rejuntados, formando mosaicos, e, por último, os carpetes de madeira - lâminas com base de compensado com cerca de 7mm de espessura e dimensões variáveis.

Em comum, eles possuem o fato de serem de madeira natural, em toda sua composição, ainda que de diversas espécies diferentes. Existem pisos de cumaru, peroba, ipê, amêndola, tauari, carvalho, entre muitos outros.

É possível ainda realizar diversos desenhos ou paginações com os diferentes formatos de piso.


Algumas vantagens dos pisos de madeira é a alta resistência ao tempo, possibilidade de raspagens que deixam o piso quase novo após anos de uso, conforto térmico, facilidade na colocação, na limpeza e aplicação de ceras.

As desvantagens podem ser o alto custo do material e o tempo de aplicação, esse último um inconveniente caso o proprietário esteja morando no imóvel durante a reforma, por exemplo. Saiba também que esses pisos são mais sensíveis a líquidos, ou seja, ambientes com muita umidade não são ideais, ainda que possam sempre ser reparados, eles riscam e marcam com facilidade.

Pronto! Agora é só avaliar o que é melhor para você e para o seu imóvel.

0 comentários:

Postar um comentário