Conheça esse pequeno eletrodoméstico responsável pelo agradável cheiro de um cozido se espalhando pelo ar. Você vai descobrir que nem sempre a “panela velha” é que faz comida boa. Estudos indicam que o mineral liberado durante o cozimento traz benefícios à saúde. E quanto mais antiga, maior a transmissão dele. Porém, isso não vale para todas elas, conheça as características de cada uma delas. Descubra que a panela pode servir até mesmo como objeto de decoração.
Vamos começar pela panela de Inox. Ela tem capacidade de distribuir o calor igualmente, por ser um material condutor. Não é indicada para frituras, o óleo pode aquecer demais, por isso cuidado com o tempo de cozimento, a comida pode passar do ponto. É mais resistente porque resiste a variações bruscas de temperatura. Ela não libera substâncias tóxicas. Antes de usá-la ferva com água por três ou quatro vezes.
Outra panela utilizada nos lares dos brasileiros é a de Vidro uma das mais indicadas pelos especialistas porque não elimina resíduos para os alimentos, são ótimas para quem gosta de dosar as quantidades na medida certa, afinal, dá para ver tudo, mas cuidado, elas quebram com facilidade.
Uma das panelas mais charmosas é a de Cerâmica. O problema é que a pintura interna pode conter óxidos de chumbo e cádmio. Algumas até em grandes quantidades. Portanto preste atenção no selo de qualidade! É indicada para cozinhar sopa de legumes, creme de abóbora ou grandes cozidos.
As panelas Esmaltadas também deixam a cozinha maravilhosa, possuem uma camada de esmalte que impede o desenvolvimento de bactérias, são mais usadas para cozinhar pequenos alimentos, molhos e sopas. Na hora da limpeza não use materiais ásperos e produtos químicos fortes. Essa panela pode ser pendurada na parede e servir como um belo objeto de decoração.
Há uma panela não muito utilizada, que é a de Pedra sabão, capaz de cozinhar sem alterar o sabor dos alimentos, ela consegue aquecer os ingredientes por igual e dura por muitos anos. Não use para frituras e nunca guarde alimentos nela e quando for colocá-la no fogo use fogo baixo para que ela não rache devido ao choque térmico. É ótima para cozinhar moquecas, feijoadas e a comidinha mineira.
A panela mais conhecida é sem dúvida a de Alumínio, mas cuidado, apesar de ser prática o material pode liberar metais tóxicos, por isso não é indicado você deixar o alimento esfriar dentro dela.
Agora vamos falar da panela que apresenta mais benefícios há mais de 30 anos: a panela de ferro. O mineral presente nesta panela vai para o alimento e auxilia no combate da anemia. Quanto mais velha, maior a transmissão desse mineral. Além disso, ela não se deforma com o calor e conserva melhor a temperatura, o que garante uma economia de gás. Quando for escolher a sua prefira as com cabo de madeira. Permanecem quentes por muito mais tempo, é uma peça importante se você gosta de fazer pratos típicos da nossa cozinha, com muitos molhos e peixes.
Nunca foi tão difícil escolher uma panela. Ficou com vontade de trocar os utensílios? Deixá-los lindos para exibir para as visitas? O centro das atenções não será a refeição!
0 comentários:
Postar um comentário