Negociando com a “geração Y”

As empresas devem se preparar para atender às necessidades dos jovens compradores


Cristiane procura apartamento pela Internet
 
Cristiane Ferracine está com 30 anos e disposta a comprar um apartamento para morar sozinha até o final do ano. “Estou procurando algo pronto, porque não posso esperar a conclusão de uma obra que está apenas começando”, explica a consultora de negócios, que atualmente vive na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Ela se enquadra no perfil da chamada “geração Y”, composta por indivíduos nascidos entre os anos de 1978 e 2003, que cresceram sob a influência direta da internet.

Segundo pesquisa divulgada pela Bridge Research, empresa paulista fundada há pouco mais de um ano e especializada no público jovem, eles são infiéis à marcas e não ligam muito para as tradições, tanto para o momento do trabalho ou para a hora de fazer um negócio. Esses “nativos digitais” querem novidades. O levantamento foi realizado através de entrevistas com pessoas que apresentavam entre 18 e 30 anos da grande São Paulo, do Rio de Janeiro e de Porto Alegre, das quais, 48% eram homens e 52% mulheres, das classes A, B e C.

Pessoas digitais e empreendimentos modernos requerem especialização e capacitação dos administradores para o sucesso empresarial em tempos de revoluções culturais. E, para isso, a internet se tornou um meio de comunicação fantástico. Segundo o sócio diretor do portal CasaeOferta, Hugo Mascarin, as pessoas de todas as faixas etárias podem utilizá-la com facilidade. “Atualmente, não apenas os consumidores passaram a dar um crédito muito maior à internet e utilizá-la de forma informativa, como também a própria internet e os sistemas de navegação atuais estão disponíveis em uma forma mais didática de navegação”, conta o empresário.

Prova disso é a mudança na hora de pesquisar um imóvel. Antes, os interessados precisavam ligar e ir pessoalmente às imobiliárias para checar as fotos dos apartamentos e casas impressas e disponíveis apenas para a demonstração nos álbuns. Cristiane confessa que ainda não visitou nenhuma empresa. “Estou fazendo tudo pela internet no período da noite, pois realmente não tenho tempo disponível durante o horário comercial, na web eu posso ter uma visão geral de preços nas localidades que me interessam de forma bem mais rápida”.

Como para esses clientes não há barreiras na comunicação, eles esperam que as empresas hajam da mesma forma. Portanto, elas precisam usar a tecnologia da informação corretamente, utilizando as novas mídias e canais digitais. Para o diretor do Portal CasaeOferta, a geração Y é caracterizada pelas buscas constantes. “Por isso, fidelizar um cliente "Y" é muito difícil, mas estar nos meios em que essa geração "busca" por negócios, é fundamental para as empresas”.

Segundo ele, para atingir essa nova geração, é necessário priorizar o marketing da empresa em sistemas de divulgação pela internet. “Para estes jovens, não interessa muito se você tem 50 anos de tradição ou acabou de abrir a empresa. Para que ele adquira seu produto o foco deve estar na qualidade e na facilidade de fazer comparações com produtos e/ou serviços similares”, completa Mascarin.

Allan Corrêa, que também é sócio diretor do portal, destaca que tudo é analisado com exigência, sem perda de tempo, e quase todas as análises iniciam-se primeiramente pela internet. “A empresa que não tem seu perfil corporativo virtual e não demonstra interesse em investir neste tipo de mídia, fica cada vez mais distante da forma de busca por produtos e serviços que essa geração opta, não sendo vista e perdendo a realização de inúmeros bons negócios”, reitera.

O Portal CasaeOferta, lançado em fevereiro deste ano, torna-se uma ferramenta excepcional para esse público, pois centraliza informação focalizada e filtrada, possibilitando a análises de produtos e serviços que custariam um tempo desnecessário ao cliente, que teria que ir a cada uma das lojas físicas . “Incluímos tudo em um só lugar, assim as pessoas decidem o melhor negócio sem precisar sair do conforto de casa”, finaliza Allan Côrrea.


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