Como não errar o modelo
No post de terça falamos sobre a importância dos tapetes, que além de darem vida à sua casa, melhoram a acústica, contribuem com a circulação e aquecem os ambientes.
Já falamos sobre o tamanho ideal para cada cômodo no post anterior, agora, no que se refere as cores, elas devem estar de acordo com o restante da decoração, isso quer dizer que o tapete deve possuir pelo menos uma das cores presentes nas paredes, nas cortinas ou nos sofás, senão, aposte em tons neutros.
As estampas também são bem vindas quando não há padrões em outros têxteis do ambiente, elas fazem com que o tapete ganhe destaque na decoração. As estampas também podem criar sensação de espaço, por exemplo, as listras, que alongam o ambiente em determinada direção.
Para quem tem dinheiro e quer usar estampas, algumas boas opções são os Aubussons, tapetes que seguem a tradição francesa do século 18, os Kilims afegãos e os Kashan iranianos, ou se tiver gostos mais contemporâneo, um tapete de lã da Nova Zelândia bem alto.
Já quem não possui verba sobrando, os sintéticos possuem uma boa relação custo benefício. Além disso, bons locais para se adquirir uma peça são os grandes atacadistas de tecidos e materiais de construção, onde é possível encontrar depois de uma busca aplicada bons e baratos modelos para sua casa.
Para não enjoar e adequar o ambiente para todas as estações, uma sugestão é possuir dois modelos para cada sala, ou ao menos para a de estar: um mais fresco para o verão (um interessante é o de ripas de bambu) e outro mais encorpado e de um tecido mais grosso e quente para o inverno (um de lã, por exemplo).
Os tapetes ainda são indispensáveis no quarto, principalmente para quem mora em cidades mais frias, para não colocar os pés descalços diretamente no chão quando levanta da cama. No banheiro também é imprescindível um tapete na saída do chuveiro, para se enxugar. Inclusive é até possível colocar um modelo grande e felpudo, mas daí é preciso limpeza constante.
A manutenção, aliás, é algo necessário para todos os tapetes da casa, já que quanto mais gente passar por eles durante os dias, mais frequentemente exigirão limpeza, por isso, pense bem antes de comprar um modelo bonito, mas de difícil manutenção para locais com grande circulação de pessoas.
0 comentários:
Postar um comentário