Vender um imóvel não depende apenas da capacidade de persuasão do corretor ou proprietário, se o imóvel não estiver agradável aos olhos do comprador, literalmente, dificilmente ele irá fechar negócio.
Isso quer dizer que não adianta ser um bom vendedor se as condições da casa ou apartamento não estiverem de acordo com os interesses do comprador. Mas não basta somente o imóvel estar em bom estado, sua aparência deve agradar o cliente, muitas vezes, aliás, é ela quem conta na hora da decisão pelo sim ou pelo não.
Como a aparência faz muita diferença na hora da venda, não adianta a estrutura estar em dia, afinal mesmo que as redes hidráulica e elétrica estejam saudáveis, um banheiro bagunçado, ou uma mancha de mofo na parede podem fazer muitos desistirem da compra.
Para evitar esses elementos que desvalorizam a residência, foi desenvolvida uma técnica chamada "home staging", ferramenta de marketing internacionalmente reconhecida, que tem como objetivo preparar o imóvel para uma venda rápida e até por um preço melhor.


Essa técnica de valorização do imóvel consiste literalmente em encenar o ambiente para que se pareça com apartamentos modelos e causem uma boa impressão no comprador em potencial. Ela é bastante conhecida e utilizada internacionalmente por imobiliárias e já existem profissionais oferecendo esses serviços no Brasil.
Para chamar atenção de um grande número de interessados, o home staging traz acessórios e móveis para os imóveis vazios, para que os visitantes imaginem a vida deles no local. De forma a se obter grandes resultados com o mínimo de investimento, a técnica aplica a "regra dos cinco R":
1 – Reduzir a quantidade de objetos e móveis nos apartamentos ocupados.
2 – Refrescar a decoração
3 – Reparar todos os pequenos estragos que podem fazer baixar o preço da venda.


4 – Reorganizar a disposição dos móveis para valorizar os pontos fortes do apartamento (vista, volume, claridade etc) e atenuar os inconvenientes.
5 – Retificar a decoração: despersonalizar e neutralizar para que ela agrade um máximo de visitantes.

A intenção é criar uma atmosfera agradável quando os clientes forem analisar os cômodos.  Se quiser adotar essa técnica, além das dicas acima, como utilizar cores neutras e tons pastéis nas paredes, aposte em flores – em exagero - e em uma música calma de fundo. Também certifique-se de deixar o odor do ambiente agradável com aromatizadores suaves, nada muito forte.
Em alguns casos, pequenas reformas são necessárias e compensam, como a troca de azulejos e pisos e uma pintura, mas nada que gere gastos excessivos e demande muito tempo.
Com certos reparos e uma boa estratégia de home staging, segundo a Resa (Associação de Encenação Imobiliária, na sigla em inglês), é possível reduzir o tempo de venda em até 78%.

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