Uma construção pode ser responsável por grandes danos ao meio ambiente, isso devido o alto consumo de recursos naturais não renováveis e o uso de substâncias tóxicas, que agravam a poluição atmosférica, contribuindo assim para o efeito estufa. Desta forma, com a necessidade de alternativas ecologicamente corretas, o setor de arquitetura e construção civil está sendo levado a repensar os padrões atuais.
Sendo assim, surge uma demanda mundial por materiais de construção sustentáveis e em resposta a ela, o desenvolvimento de um mercado de ecoprodutos e tecnologias fabricados em escala industrial, ancorado pelo Instituto de Desenvolvimento de Habitação Ecológica (IDHEA).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3BdlfJPDKVDFF1-JZrSpUJ_De_rZ59wuL3Fy2lCmz7qBVv3aCW4PNM_UfecLJPAYt5sXFUSgqeEGo6BpD1-xnwaK1NTklII0c3hmMuw_cVOCSI7VrjUkKCmhvGWjPHZ-gFNVFKWbkXIZm/s1600/F%25C3%2581BRICA-DE-TIJOLOS-ECOL%25C3%2593GICOS-COMPLETA-E-RENT%25C3%2581VEL-216949_image.jpg)
No que se refere ao material de construção ecológico, ele é definido essencialmente pelo critério ACV (análise do ciclo de vida), instrumento que avalia o impacto ambiental dos produtos por todos os estágios de sua vida útil (origem, geração de resíduos contaminantes e possibilidade de reutilização).
Para saber ainda se o material é realmente ecológico é preciso analisar se matéria-prima é virgem ou reciclada, se é um recurso renovável, se apresenta baixo consumo de energia e água, se processo de instalação e manutenção é poluente, como é a logística de distribuição do produto, se embalagem pode ser reciclada e se possui algum tipo de certificação (tipo ISSO 14001).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQnKl7VTwK1hoKB43uFhkQMzyx2jyAuL_nkfi9FoO1ioXFjl4AENUyEgPYswRtlc7d48fHcjZiFKUQ73cxgbWtKuVxrPCfkjjpfrzhPmQEtT6fkzZp610nPh8xwIPvW42Koa54m-eyVOuR/s320/casa-ecologica.jpg)
A única aparente desvantagem é o preço, que varia entre 5 e 10% a mais que uma construção comum, no entanto, o retorno do investimento pode ser significativo e compensar em outras áreas, como na redução do consumo de energia e água. Além disso, a utilização desse tipo de material contribui para o equilíbrio ecológico do lugar, melhorando a qualidade do ar interior e elevando a durabilidade da construção.
0 comentários:
Postar um comentário