Especial Meio Ambiente: Dicas para deixar sua casa ecologicamente correta

 

Pra quem não ficou sabendo, ontem – 5 de junho - foi Dia Mundial do Meio Ambiente, data comemorativa criada em 1972 devido à Conferência das Nações Unidas promovida pela ONU, que visava tratar sobre assuntos ambientais, principalmente os referentes á preservação do meio. Em vista disso, separamos algumas dicas conscientes para você adotar em sua casa no dia a dia e fazer sua parte poupando os recursos naturais. É simples e a natureza agradece!

Na cozinha: Evite ficar abrindo e fechando a geladeira tirando todos os alimentos que for precisar de uma vez antes de cozinhar. Não deixe também água na geladeira, para evitar o abre e fecha durante o dia todo, abasteça uma garrafa térmica grande (2 a 5 litros) com água bem gelada e gelo pela manhã, assim terá água fresca até a noite. 

Tampe as panelas enquanto cozinha os alimentos, assim aproveita o calor que com elas abertas se perderia no ar. Também aprenda a cozinhar seus alimentos em panela de pressão (feijão, arroz, macarrão, carne, peixe), isso porque é mais rápido e você ainda economiza 70% de gás. Para gastar menos gás, cozinhe os alimentos em fogo mínimo, no alto sua comida não vai cozinhar mais depressa.

Coloque sua geladeira e/ou freezer longe do fogão, pois próximos eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura, e ao menos 15cm afastados das paredes para evitar superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar! Se esses aparelhos forem antigos, descongele-os a cada 15 ou 20 dias, pois o excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho. Ou então, troque de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia.

Reduza o uso de embalagens pequenas, elas são sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Por isso, evite ao máximo comprar água em garrafinhas, opte por embalagens maiores, de preferência com refil. 

Lembre-se sempre de separar o lixo reciclável, que deve ser lavado em caso de plásticos, vidros e metais ou dobrado no de papel. Se seu bairro ou cidade não tiver coleta seletiva, leve o material reciclável até um posto de coleta.

Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Uma boa dica é a compostagem, técnica usada para decompor esses alimentos orgânicos, o que além de reduzir o problema, ajuda no desenvolvimentos das plantas de seu jardim.

0 comentários:

Postar um comentário