Mofo no armário: como resolver???

Olá gente fofa!!!

Tudo bem com vocês?? Que ótimo!

Ontem eu tinha prometido dormir até acordar né? pois bem... às 8:30 Futuro Marido me liga, que tal?? kkkkkkkkkkk Mas tudo bem, falei com meu amor, e voltei a dormir (ser acordada pelo amor da sua vida, mesmo quando você está num estado de sono que não sabe o próprio nome é uma djilíçaaa, né não??

Gente, o assunto hoje é muito espirrativo (espirrativo = na mais rebuscada linguagem médica, diz respeito à qualidade de algo que provoca espirros): MOFO NOS ARMÁRIOS! Nossa rinite agradece. Mofo ninguém merece. Um dia desse ouvi alguém dizer: "Vixe!! Se der mofo no armário, só jogando fora!!". Olha o desespero! Mas o post de hoje é pra dar algumas dicas para combatermos esse terror "rinitento" que habita em nossos armários. As diquinhas aqui vão tanto pra quem está reformando geral, desde o comecinho, como para quem já está morando e quer declarar guerra a esses fungos "inxiridos".

A primeira coisa que você precisa saber é uma equação universal sobre o assunto: calor + umidade + falta de ventilação = mofo. Como vocês sabem, Recife tem duas estações: calor com chuva e calor sem chuva (ambas úmidas). Ou seja: mofo é problema do cotidiano recifense. Mas o que podemos fazer??

Lá no apê, começamos a nos preocupar com isso desde já e já começamos a tomar as devidas precauções:

Nos quartos, há lugar para guarda-roupa embutido. Então, pedimos a Zuzu para remover o reboco antigo, (até aparecer o tijolo) e refazer o reboco (aproveitando para deixar tudo no esquadro, porque era um caos o esquadro e o prumo dessas paredes, de enlouquecer qualquer loja de planejados!!). Mas com um pequeno detalhe: compramos Vedacit para misturar ao reboco, assim, impermeabilizamos a parede, o que diminuirá muito a umidade no local. Olha uma fotinha do processo:

Suíte

Gente, eu tenho certeza de que tirei foto das paredes já rebocadas, só não faço a mínima ideia de onde coloquei. Mas, prometo que quando for ao apê, tiro fotos e atualizo o post, ta?

Essa providência é viável para quem já está com a mão na massa da reforma. E quem já está morando e tem certeza de que o nariz vai cair de tanto espirrar por causa do mofo e não sabe como se livrar dele??

Calma, seu nariz nasceu com você e, certamente, não vai cair por causa disso.

Se você não quer fazer quebradeira, mas ainda vai montar o guarda roupas, faça o seguinte:

- Passe na parede um pano umedecido em uma solução de água sanitária com água (1 copo de água sanitária para cada 5l de água), deixe portas e janelas abertas até que a parede seque completamente.
- Antes de montar o guarda roupas, fixe folhas de isopor na parede, isso ajuda a isolar a umidade.

Se seu guarda roupa já foi atacado pelos fungos, a trabalheira é maior, mas você consegue, vamos lá:

- tire TUDO de dentro do armário
- coloque as roupas para lavar e deixe bater um solzinho, um ventinho enquanto seca
- limpe bem os sapatos e bolsas e coloque ao sol (deixe secar bem antes de guardar)
- limpe caixas, potes ou seja lá que cacarecos você tenha guardado no armário
(ps.: quanto menos cacarecos você colecionar, menos vai juntar poeira e fungos, ok?)
- depois de esvaziar o armário, passe o bom e velho paninho umedecido com água sanitária, deixe tudo aberto até secar bem (e sair o cheiro, claro)
- Depois que você arrumar tudo de volta, é preciso se precaver. Existe no mercado uns potinhos anti-mofo que absorvem a umidade do armário. Passados alguns dias, o pote fica cheio de água. São como esse aqui, ó:

Mas, você pode apelar para soluções caseiras:
1. Espalhe copinhos (daqueles plásticos de cafezinho) com sal  dentro dos armários e troque sempre que o sal virar água.
2. Faça saquinhos de tule, coloque dentro deles pedaços de giz e espalhe pelos armários.

E resolve? Bem, por um tempo, sim, mas o bom mesmo é uma boa limpeza de vez em quando, abrir portas e janelas da casa para uma boa ventilação e, a cada dois dias, deixar as portas dos armários abertas por algumas horas para ventilar.

E fique atento: quando o mofo aparece escuro, é fácil de identificar, mas não esqueça que o mofo pode ser branco e se torna praticamente invisível. Portanto, limpe paredes e armários periodicamente, de preferência, opte pelas tintas laváveis, são mais caras, mas vão facilitar sua vida!

Espero que tenha ajudado um pouco.

Bjocas fofas e até breve com mais novidades e fricotes reformísticos!!

ps.: a gente fica muito happy quando vocês falam com a gente!!! =**

0 comentários:

Postar um comentário