Dica do dia: Como fazer uma boa pintura nas paredes?

Bom dia povo colorido!!

Estou no clima das cores ainda, gente! Tô tão feliz com essa fase de pintura do apê, achei que não fosse chegar nunca, mas chegou!! E tá ficando lindooooo!!

Eu sempre digo que, antes de mandar alguém fazer alguma coisa na sua doce house, é bom procurar saber antes como é que se deve fazer tal serviço. Tudo bem que você não tenha nenhuma prática, mas é bom ter noção da teoria pra saber o que cobrar, né?

Entãooooo.... vamos lá para o passo-a-passo do babado....

1. Lixar a parede. sim, povo, uma lixadinha vai preparar sua linda parede pro que há de vir!

2. Aplicar selador acrílico. Antes que você pergunte "O que danado é issoooo?!", eu respondo: é o que o nome diz: um selador, uma espécie de "impermeabilizante" que prepara a parede pra receber massa e tinta, ESPECIALMENTE se sua parede for de GESSO, porque esse material é super master poroso e não vai tinta que seja suficiente pra pintar uma parede de gesso se você não aplicar um selador antes! (essa aplicação é feita com um rolo de lã de carneiro, detalhe: Lã ALTA, ok?

3. Emassar. Segundo Zuzu, o fenômeno da construção civil, o bom mesmo é "batizar" a massa corrida com massa acrílica, na proporção de 3 partes de corrida pra 1 de acrílica. Isso torna a massa mais "forte" e "impermeável", fazendo que sua parede fica lindaaaa por mais tempo. Bom, já que a acrílica é meio "plástica", deve ser isso mesmo, né?

4. Lixar a massa. De novo?? Claro! A menos que você queira buraquinhos e bolinhas na sua parede!

5. Aplicar selador. De novo?? Éééé, meu povo, de novooo!! Seu bolso vai agradecer quando você vir que um galãozinho de tinta vai render mais do que uma partida de futebol com prorrogação e pênaltis.

6. Primeira demão de tinta. Aqui a aplicação é feita também com rolo de lã de carneiro, mas agora a lã será baixa. Segundo Zuzu, é bom dar uma diluída na tinta. Lá no apê, estamos usando a Super Lavável da Coral que é, no momento, o top. Para diluir, ele coloca, em média 500ml de água para 1/5 galão de tinta e mexe com a mão! O cabra bota mesmo a mão na massa, ou melhor, na tinta!!

7. Dar os retoques de massa. É isso aí povo, depois que dá a primeira demão, aparecem, fácil, fácil, todas as falhinhas da parede, então, o negócio é dar os retoques, olha como Zuzu está fazendo:


(Com as caixinhas de energia amarelas, já dá pra ter noção de que a decoração
 do escritório com detalhes amarelinhos vai ficar uma fofisse, né??)

O bom mesmo, segundo ele, é ir à noite, com uma lâmpada fluorescente super clara pra ver melhor os defeitos.

8. Lixar os retoques de massa e dar a segunda demão. Dependendo da cor, você precisará dar mais de duas demãos para ficar exatamente da cor que você quer e, especialmente, se a tinta for escura como a nossa, para não ficar com manchas.

Diquinhas: se você for pintar cores diferentes no mesmo ambiente, compre uns rolos de fita crepe, da mais larga, para proteger as paredes que farão quina com as coloridas e, também, fazer a proteção na junção parede/teto. Cubra também seu amado rodapé com a fita para você não ter um siricutico ao descobrir o rodapé todo manchado, ta?

Outra diquinha bacana é você pedir pro moço fazer o rejunte que fica em cima do rodapé RETO e Não CHANFRADO. Fica MUITO mais bonito e o acabamento fica uma fofura!

E outra diquinha é: não sabe como calcular a quantidade de tinta que você vai precisar? Então clica aqui que você será redirecionado para o site da Coral. Do lado direito da tela, coloque o mouse sobre "Calcula Tinta". Lá você vai saber exatamente o quanto de tinta vai precisar.

Bem, povo, é isso, espero que as diquinhas tenham sido úteis.

Dúvidas, aflições, angústias, alegrias ou tristezas?? É só deixar um recadinho que a gente empresta o ombro pra você chorar ou dá pulinhos de alegria junto com você!! E, claro, a gente fica muitcho feliz se você falar com a gente!!

Bjocas coloridas, emassadas e lixadas!!


0 comentários:

Postar um comentário