Fusíveis e Disjuntores

Fusíveis
Os fusíveis são encontrados nas mais variadas formas e é feito basicamente com um filamento ou lâmina de metal que derrete (queima) quando existe uma sobrecarga no circuito.
Como o fusível é um elo de ligação por onde passa a corrente, ele aquece se a variação da corrente for acima do padrão para o qual foi projetado.
Este aquecimento leva ao derretimento (queima) do filamento e por consequência, ao corte de eletricidade naquele circuito.
Por esta razão é sempre muito importante que a capacidade dos fusíveis seja sempre bem dimensionada, porque se ele não queimar pelo excesso de carga, o que poderá queimar é a fiação do circuito, ou os aparelhos ligados nela, com o risco de provocar um incêndio.
Tenha em mente que nada pode substituir um fusível (arame, fio, papel alumínio, etc.).
Use sempre os fusíveis adequados, não substitua por outros de capacidade diferente.

E os Disjuntores para que servem ?

Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuito e sobrecargas elétricas.
A sua função básica é a de detectar uma falha na corrente elétrica, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.
Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade em poderem ser rearmados manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude da ocorrência de uma falha, ao contrário dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando realizam a interrupção.

0 comentários:

Postar um comentário