O que eu quero falar aqui hoje é sobre a parte de gerir o tempo de maneira a conseguir escrever o blog e tratar de tudo o resto que vem com um blog.
1. Definir várias áreas de actuação relacionadas com o blog
Em primeiro lugar, ter um blog não é só escrever posts. Ter um blog implica também ler e responder a comentários e E Mails, ler outros blogs do mesmo nicho e ter outros projectos paralelos, como escrever nas redes sociais..
Portanto, podemos estabelecer cinco áreas de actuação diferentes relacionadas com o blog:
Criação - escrever os posts
Relacionamentos - Ler e responder a comentários e E-Mails e interagir no facebook e outras redes sociais
Projectos – trabalhar em projectos paralelos, como ebooks ou guest posts para outros blogs
Aparência e estatísticas -Tratar do design do blog e acompanhar as estatísticas
Leituras – Ler outros blogs e ebooks do mesmo nicho
2. Definir o tempo disponível para trabalhar no blog
Há quem prefira andar ao sabor da maré e escrever ou interagir apenas quando lhe apetece. Há quem prefira ter as coisas mais planeadas e estruturadas, de maneira a não caírem no esquecimento. Eu prefiro a segunda opção.
Gosto de dedicar cerca de 3 horas por dia ao blog e à blogosfera, se bem que muitos dias é impossível, mais por falta de organização minha do que outra coisa...
3. Distribuir as tarefas pelo tempo disponível
Eu tento dividir as tais 3 horas em pequenos blocos ao longo do dia. Naturalmente, onde gasto mais tempo é na pesquisa de dicas, decoração, moda, culinária e claro reciclagem, faço logo de manhã, é quando a cabeça está mais fresca, como gosto de acordar cedo, tomo o pequeno almoço e vou dedicar 1h ou 1h30m ao blog e as redes sociais, o restante tempo faço-o a partir das 20h, a razão é simples de manhã acordo com a cabeça limpa e fresca, a perspectiva do dia é uma, o que poderá ser o meu dia? A noite é o resumo do meu dia, não em escrita e sim em inspirações. Ao fim de semana prefiro dedicar-me mais a escrita, ao “culto da poesia”.
Os comentários e E-Mails devem ser lidos logo, o ideal é responder logo a tudo, a não ser que seja um E-Mail que exija uma resposta mais cuidada ou pensada.
As pesquisas, prefiro fazer depois do jantar, sentada na cama com o portátil ao colo. De vez em quando, dou uma olhadela com olhos de ver, ao design do blog, mas nesse campo ainda tenho muito que aprender.
Por fim, nada como distribuir bem o tempo, é difícil, mas acreditem ao ter as 24h bem organizadas vai ganhar horas para o seu lazer. Aprendi isto com um amigo meu alemão, sinceramente não lhe chego aos calcanhares na disciplina, horária, a cultura também é outra.
Mas esforço-me.
E vocês como organizam o vosso tempo, entre a vida e a blogsfera?
Beijinhos
Alexandra Melo
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