O Que São Pressurizadores e Como Funcionam ?

O pressurizador é um aparelho que oferece um ótimo rendimento, com pequeno consumo de energia elétrica, ideal para solucionar problemas de pressão d’água, por causa da escassa altura da caixa d’água ou tanque cisterna.
Estes equipamentos pressurizadores são especialmente indicados para casas ou apartamentos de cobertura e indústrias com pouca vazão d’ água (caixas d’água com pouca altura).
São compostos por uma eletrobomba (totalmente silenciosa), um controlador, com funcionamento automático, que quando um ponto de consumo é aberto aciona a eletrobomba, se desligando quando o ponto de consumo é fechado, mantendo as redes pressurizadas.
O Equipamento Pressurizador é aplicável em qualquer condição de abastecimento, ou seja, caixa d’água a qualquer altura ou cisterna.
Obs: Não é recomendado fazer a instalação de pressurizadores ao lado da caixa d’água sobre uma laje que não tenha cobertura.
Estes devem ser instalados logo abaixo da laje (com suporte de fixação aéreo) ou no de banheiros e áreas de serviço, etc.

Instalação
A instalação do Pressurizador deverá ser executada por profissional. É fácil e bastante simples, pois o equipamento é compacto, de tamanho reduzido e vem totalmente montado, bastando instalá-lo na tubulação hidráulica e conectá-lo à rede elétrica.
Obs: Em certos equipamentos, o tanque de pressão vem separado, bastando conectá-lo ao equipamento.

Sistema de Aquecimento Boiler
Certificar que o sistema de aquecimento é próprio para uso com alta pressão;
No sistema de aquecimento por Acumulação (Boiler), elétrico, solar ou a gás, é obrigatório o uso de válvula de segurança conforme especificação do fabricante do aquecedor e não deverá existir nenhum tipo de dreno ou respiro.
Caso já exista, este deverá ser fechado, pois caso permaneça aberto funcionará como um ponto de consumo, não permitindo que o pressurizador se desligue.
A condição ideal prevê a pressurização dos ramais de água fria e de água quente com o mesmo equipamento para se evitar a formação de “fluxo preferencial” do ramal pressurizado em relação ao não pressurizado.
No sistema de aquecimento por passagem o pressurizador poderá ser instalado na entrada do aquecedor, assim pressurizando apenas a linha de água quente. Neste caso deverá ser utilizado o modelo RP 18.
O Pressurizador Rowa trabalha com temperatura de água de até 50°C, portanto deverá obrigatoriamente ser instalado sempre antes do sistema de aquecimento.

Locais sujeitos à falta d´água
Para o perfeito funcionamento do equipamento pressurizador (ligar/desligar automaticamente) é necessário que as tubulações pressurizadas e de alimentação estejam sempre completas com água.
Por isso, no caso de falta d´água, o equipamento permanecerá ligado, mesmo com todos os pontos de consumo fechados, o que poderá acarretar superaquecimento das tubulações e conexões de PVC próximos à entrada ou à saída do pressurizador e consequentes vazamentos.
Neste caso é obrigatório seguir as duas recomendações seguintes:

- Controlador de Nível de Boia: Para estes casos é obrigatória a instalação de Controlador Automático de Nível na caixa d´água ou tanque cisterna, deste modo cortando o fornecimento de energia para o equipamento no caso de falta d´água.

Tubulações de PVC: As tubulações normalmente utilizadas são de PVC.
Nestes casos, uma medida de segurança indicada para instalações sujeitas à falta d´água é que seja colocado cerca de 100 cm de tubulação de cobre na entrada e na saída do pressurizador, assim como as conexões e niples desta secção devem ser de cobre ou latão.

- Local de instalação: O local de instalação do Pressurizador deve ser sobre uma superfície impermeável, com drenagem externa, a fim de evitar problemas em eventual vazamento nas conexões.
Como se trata de equipamento elétrico deverá ser instalado em local coberto de forma a proteger contra chuva, respingos ou gotejamentos.

0 comentários:

Postar um comentário