Telhas Ecológicas


As novas telhas fabricadas com fibras naturais ou de materiais reciclados “ecológicos” vêm tendo uma grande aceitação e substituindo com grande vantagem as tradicionais telhas de amianto. São usadas fibras vegetais de madeiras, como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco, empregadas no reforço dos materiais cimentícios.
Fibras de papel reciclado também são usadas na fabricação destas novas telhas.
As telhas têm uma composição revolucionária: uma monocamada de fibras vegetais que são impregnadas de betume, pigmentadas para se obter a cor desejada e em seguida protegidas por uma resina especial. Essa resina oferece proteção contra os raios ultravioletas, preservando a cor do produto, e impede a escamação da superfície, tão comum nas telhas multicamadas.
Outras são feitas de uma combinação de papel reciclado, asfalto e resina.
O reforço das fibras representou uma melhoria significativa do desempenho mecânico e da durabilidade destes materiais.
As telhas suportam melhor cargas dinâmicas, como uma chuva de granizo, por exemplo.
A grande vantagem do fibrocimento vegetal, porém, é que não oferece riscos à saúde.
O amianto ou asbesto, uma fibra mineral usada na fabricação de telhas e caixas d’água, é perigoso, podendo causar doenças como a asbestose (o material se aloja nos pulmões, comprometendo a capacidade respiratória) e o câncer do pulmão.

Características:
- Leve
- Resistente
- Impermeável
- Anticorrosivo

- Baixa transmissão térmica
- Baixa transmissão acústica
- De fácil manuseio
- Ecológica
Os testes revelaram algumas vantagens dessas telhas em relação às de amianto. Uma delas é sua maior capacidade de isolamento térmico.

 Custo:
A telha é em média 10% mais cara que as de cerâmica, por exemplo, mas como é mais leve que a concorrente, acaba consumindo uma estrutura menor para sua sustentação.


“O preço compensa no final da obra. Essa á uma telha inteligente, pois tem cinco pontos em um: é mais leve, ecológica, mais resistente, de fácil manuseio e com baixa transmissão térmica e acústica e dura tanto quanto o amianto.”







0 comentários:

Postar um comentário