Para a empresária e especialista no ramo Monica Mendes, perfumar a casa é como provê-la de personalidade. “A aromatização de cada ambiente do lar merece uma atenciosa elaboração. Os aromas conversam com você. Eles têm um significado.” Dentre alguns exemplos, ela cita a lavanda: excelente para dormitórios, pois cria um ambiente relaxante. Já o buquê floral de Muguet combina com pessoas românticas e sensuais. “O importante é saber qual a sua intenção no momento de perfumar a casa. Só assim poderá fazer a escolha certa,” reforça.
A demanda por aromatizadores também foi constatada pela arquiteta Maria do Carmo Araujorge, que, ao projetar um ambiente, sugere aos clientes perfumes adequados para cada espaço. “Usamos em banheiros, na sala e no próprio quarto se a pessoa não tiver alergia. A importância é criar uma identidade olfativa”, diz Maria do Carmo, que já usa aromatizadores em mostras de arquitetura há pelo menos cinco anos.
Lavanda, bergamota e uma série de outros cheiros agradáveis ao olfato podem dificultar a escolha quanto ao aromatizador. Os mais populares nesse hall são o alecrim e a lavanda provençal. A aposta é das empresárias Viviane Feijão e Camila Vinagre. A empresa em que trabalham ainda proporciona aromas variados para grandes eventos e festas. “Cheirinho gostoso sempre vai nos trazer a sensação de conforto e bem-estar. É como ‘música’ para nosso olfato”, arremata Viviane.
Difusor de Mandarim, da Drops of Joy e diifusor de Frutas Vermelhas, da L'Occitane |
Aromatizador de lavanda, da Avatin e difusor de Baunilha, de O Boticário |
Segundo a aromaterapeuta Mayra Castro, óleos essenciais puros ou resinas e ervas puras queimadas em forma de incenso trazem os benefícios que os princípios ativos desses aromas contêm. Como costumam ser mais caros, os aromas sintéticos saem na frente no mercado. Eles podem não trazer os princípios ativos dos naturais, mas proporcionam o mesmo prazer olfativo. “São perfumes que podem despertar sensações e lembranças através de gatilhos olfativos interpretados pelo sistema límbico em nosso cérebro”, explica. Na hora de escolher entre tantos aromas, Mayra indica quais perfumes combinam com cada ambiente da casa: da sala de estar ao quarto do casal. Confiram:
- Sala íntima: óleos essenciais de lavanda, capim-limão, bergamota, petitgrain de laranja ou manjerona.
- Sala de estar: óleos essenciais de laranja, mandarina, cravo-da-índia, pimenta-rosa, pimenta-negra, gengibre, canela-da-China, manjericão ou noz-moscada.
- Sala para estudos ou leitura: óleos essenciais alecrim-do-campo quimiotipo canforado, limão ou tomilho.
- Quarto do casal:
Para dormir: óleos essenciais de lavanda, bergamota, laranja, capim-limão, camomila-romana ou pau-rosa.
Para uma noite de amor: óleos essenciais de ylang ylang, patchuli, jasmim, rosa, gerânio, tribulus, cedros, néroli, sândalo, lírio, íris, frangipani ou palmarosa.
Para aliviar a congestão nasal: óleos essenciais de hortelã-do-campo, eucalipto glóbulus, eucalipto radiata, abeto siberiano, espruce canadense ou cipreste.
- Quarto de criança: óleos essenciais de lavanda, camomila-romana ou laranja-pêra.
- Cozinha
Para estimular o apetite: óleos essenciais de manjericão, orégano, tomilho, sálvia, cravo-da-índia, canela, pimenta-rosa, pimenta-negra, cominho, turmérico, erva-doce, anis-estrelado ou noz-moscada.
- Banheiro
Para ficar com cheiro de limpeza: óleos essenciais de alecrim-do-campo, hortelã-verde, eucalipto citriodora, citronela, pinheiro silvestre, cipreste, tea tree ou limão.
Para disfarçar o cheiro de limpeza: óleos essenciais de laranja ou cravo-da-índia
- Escritórios e ambientes de trabalho
Para estimular: óleos essenciais de limão, cipreste, abeto, hortelã-pimenta, eucalipto radiata ou gerânio.
Para aliviar o estresse: óleos essenciais de capim-limão, bergamota, laranja, mandrina, tangerina, erva-doce, funcho, alcarávia, anis-estrelado, lavanda ou pau-rosa.
Receita caseira
Como perfumar a casa sem usar velas aromáticas
Passo 1: Numa panela pequena, leve um pouco de água para ferver em fogo brando.
Passo 2: Adicione à água pedaços de canela em pau (ou pitadas de canela em pó). Se gostar, adicione também cravos-da-índia e cascas de limão, laranja ou maçã.
Passo 3: Deixe ferver pelo tempo que desejar, tendo o cuidado de completar a água da panela.
Fonte: Como pregar um botão, de Erin Bried, Ed. Civilização Brasileira, 2011)
Bons pensamentos:
¨Escolhe um trabalho de que gostes,
e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.¨
Confúcio.
0 comentários:
Postar um comentário